home
Tribuna De Guamarré

site de notícias & mídia

Guamaré Rn, 05/07/2020 22:34:34

Busca na Tribuna

 


Saúde

Hospital de Campanha de Macau já está em pleno funcionamento exclusivo para pacientes da Covid-19

Por:Macau Hoje - 02/07/2020 13:39:06


Com capacidade para receber até 20 pacientes de uma só vez, a Prefeitura de Macau colocou em funcionamento nesta 4a feira, 01/07, o seu Hospital de Campanha, com a finalidade única de receber enfermos acometidos do Novo Coronavírus. O município de Macau já tem mais de 200 casos confirmados, com cerca de 100 pessoas em tratamento da COVID -19.

O Hospital de Campanha que já está em funcionamento na cidade de Macau é montado todo em Contêiners, possui 20 leitos, Enfermaria, Repouso Médico, banheiros para os profissionais e para os pacientes. O custo de locação do equipamento é de 20 mil reais/mês e para o funcionamento do Hospital de Campanha será utilizada uma equipe formada por 1 médico, 1 Enfermeiro, 4 Técnicos de Enfermagem, 1 Fisioterapeuta, 1 Maqueiro, 1 ASG e 1 Porteiro por plantão, totalizando cerca de 50 profissionais.




Justiça

Zanin: está provado que ação dos EUA na Lava Jato não era teoria da conspiração

Por:Brasil 247 - 01/07/2020 18:26:54


Em tom irônico, o advogado Cristiano Zanin Martins, um dos responsáveis pela defesa do ex-presidente Lula, afirmou que, após a nova Vaza Jato, a "teoria da conspiração'" sobre a cooperação "informal" entre Operação Lava Jato e EUA "estava absolutamente correta"

247 - Um dos responsáveis pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Cristiano Zanin Martins reforçou que houve uma cooperação ilegal da Lava Jato com os Estados Unidos, após reportagem do The Intercept Brasil revelar a realização de diligências entre membros da operação e do FBI fora dos parâmetros legais.

"Essa reportagem de hoje da Vaza Jato mostra que a 'teoria da conspiração' que apresentamos desde 2016 sobre a cooperação 'informal' dos EUA para construir casos no Brasil, usar o FCPA para 'entrar' em empresas brasileiras, etc estava absolutamente correta", escreveu o defensor no Twitter.

De acordo com a Vaza Jato, uma das consequências da relação promíscua entre o FBI e o Ministério Público Federal no Paraná foi acelerar a destruição da Odebrecht, uma das principais construtoras do País.

Outro detalhe é que o procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, admitiu que a Polícia Federal preferia tratar diretamente com os norte-americanos um pedido de extradição de um suspeito da operação em vez de seguir as vias legais, ou seja, sem passar pela Procuradoria-Geral da República nem pelo ministério da Justiça.




Saúde

Organização estima que o pico da pandemia no Brasil ainda não chegou

Por:Redação - 01/07/2020 12:30:41


OPAS prevê 400.000 mortes na América Latina e no Caribe em 3 meses e pico no Brasil em agosto.

Organização Pan-Americana da Saúde alertou para a evolução da pandemia de coronavírus no mundo, especialmente no continente americano.

A organização estima que a covid-19 pode causar mais de 400.000 mortes em três meses na América Latina e no Caribe e que o pico ainda não chegou.






Economia

Após aposentadoria por invalidez, Guedes vai cortar lista do auxílio-doença

Por:Redação - 01/07/2020 10:31:53


Por : Otávio Augusto
otavio.augusto@metropoles.com

Os ministérios da Economia e da Saúde criaram um grupo de trabalho para diminuir a lista de doenças que excluem a exigência de carência para a concessão de benefício por incapacidade temporária ou permanente aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A portaria com a determinação foi publicada nesta terça-feira (30/06) no Diário Oficial da União (DOU). É a segunda medida do tipo em dois dias. Nesta segunda-feira (29/06), o governo criou um grupo para diminuir a lista de doenças passíveis de aposentadoria por invalidez.

As possíveis mudanças ocorrerão na Lei nº 8.213, de julho de 1991. Os textos são assinados pelos ministros Paulo Guedes e general Eduardo Pazuello.

O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente. Ou permanentemente incapacitado.

O grupo irá mexer nas balizas construídas em agosto de 2001. O governo pretende elaborar as novas diretrizes em 180 dias, prazo que excepcionalmente poderá ser prorrogado por mais 30 dias. O grupo entregará aos ministros um relatório com a “proposição de encaminhamentos”, ou seja, o que deve ser alterado.

A coordenação do Grupo de Trabalho cabe à Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
Aposentadoria por invalidez

Nesta segunda-feira, Guedes e Pazuello iniciaram o processo para revisar a lista de enfermidades e afecções que autorizam o pagamento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

A legislação aponta algumas enfermidades que isentam a carência para o benefício de auxílio-doença, como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatologia grave, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, entre outras.







Cidades

Retomada da Economia no RN - Carreatas, passeatas e manifestações que gerem aglomerações continuam proibidas

Por:Redação - 30/06/2020 18:27:36


A reabertura das atividades econômicas exige responsabilidade das empresas ou haverá retrocesso na retomada.

O #GovernoDoRN fará a fiscalização e as empresas são responsáveis pelo cumprimento das normas sanitárias em seus estabelecimentos.

A 1ª fase da retomada gradual das atividades econômicas, programada para amanhã, é uma decisão tomada com base nas análises feitas pelo Comitê Científico local, que apontam a redução da taxa de transmissibilidade e a ocupação de leitos.

A retomada não é para todos os setores e as medidas restritivas continuam valendo. Carreatas, passeatas e manifestações que gerem aglomerações, por exemplo, continuam proibidas.

O governo será rigoroso na fiscalização através dos órgãos da segurança pública, do Procon RN, da Vigilância Sanitária e das prefeituras que devem somar nesta fiscalização. Os municípios com mais de 15 mil habitantes devem definir horários para o funcionamento do comércio e do transporte público.

🚨 O momento não é de liberação geral.

Precisamos manter o esforço concentrado através do Pacto pela Vida. Ainda não vivemos tempos de normalidade e há a necessidade imperiosa de mantermos o distanciamento e o isolamento social associados ao uso obrigatório da máscara.

Se houver aumento da contaminação e da ocupação de leitos não hesitaremos em voltar a restringir as atividades para proteger a vida das pessoas.

Nosso Governo não abre mão da defesa da vida.

#PactoPelaVida




Economia

Gleisi Hoffmann comenta sobre recessão: “Avisamos que Guedes mentia”

Por:Redação - 30/06/2020 16:47:09


Revista Fórum - A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou nesta segunda-feira (29) sobre a pesquisa revelada pela Fundação Getúlio Vargas que mostra que a recessão chegou ao Brasil antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar.

“Estudo da FGV comprova o que falávamos. Recessão no Brasil começou no 1° tri, antes da chegada da pandemia. Avisamos que Guedes mentia quando afirmava que economia brasileira ia decolar se não fosse o vírus. Tudo falácia, rebatida pelo estudo. Essa narrativa não cola mais, Guedes”, afirmou a deputada federal.

A pesquisa revelada nesta segunda-feira pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV), contraria as afirmações de Guedes de que o Brasil estaria “decolando” antes da pandemia e mostra que o primeiro trimestre de 2020 foi de recessão.





Saúde

Rafael Fernandes: Única cidade do RN sem registro de Covid-19

Por:DeFato.com - 29/06/2020 22:34:17


Crédito da foto: Douglas Diógenes

Rafael Fernandos no Alto Oeste Potiguar ainda não tem registro de Covid-19

Com uma população estimada de estimada pelo IBGE de 5.098 pessoas, Rafael Fernandes, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte aparece como único dos 167 municípios do Rio Grande do Norte que não possui nenhum caso positivo para o novo coronavírus(Covid-19). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Hiudevan Duarte.

Ainda de acordo com a secretaria, embora três pessoas na cidade tenha testes agendados para esta terça-feira (30), até a divulgação do último boletim Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), divulgado nesta segunda-feira (29), não havia nenhum caso do Covid-19 na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rafael Fernandes instaurou um "Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, formado por profissionais da Atenção Básica e coordenados pela Secretária Municipal de Saúde, Hiudevan Duarte.




Política

Styvenson Valentim vota a favor da privatização da água

Por:Web - portaldorn.com - 28/06/2020 22:45:01


Projeto aprovado pelo Senado tende a aumentar tarifa do serviço, a exemplo do que aconteceu com o fornecimento de energia elétrica

Styvenson Valentim (Podemos/RN) foi o único senador do Rio Grande do Norte que votou a favor do novo marco regulatório do saneamento básico, aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira, 24/6. Na prática, esse projeto, votado no Senado Federal, abre caminho para a privatização da água. Jean Paul Prattes (PT/RN) e Zenaide Maia (Pros/RN) foram contra.

Valentim justificou seu voto a favor da proposta afirmando que a prestação do serviço irá melhorar com a privatização porque, na sua opinião, a maior parte das empresas públicas serve apenas para cabide de emprego.

“A população exige e quer um bom serviço. A competição é boa até para o consumidor ter com quem reclamar. É mais fácil reclamar com a companhia privada ou com a pública? A população está esquecida há muitos anos pelo poder público nesse quesito, que é água potável e esgoto. Alguns parlamentares acreditam que o Estado ainda seja esse grande provedor dos serviços, mas a maioria das empresas públicas hoje só são cabides de emprego”, revelou Stynvesson Valentim ao blog do barreto.

A justificativa do senador não encontra muita base na realidade. De acordo com a BBC, até 2018, nada menos que 267 cidades decidiram reestatizar o saneamento básico. Os motivos para a reversão da privatização foram problemas como serviços inflacionados, ineficientes e com investimentos insuficientes. Situações que se repetiram ao longo dos anos e obrigaram as cidades a reestatizar o sistema.

Outro problema que a privatização da água vai trazer e que não tem sido mostrado de forma clara à população e que, a exemplo do que aconteceu com a energia elétrica, a conta para o consumidor final vai aumentar. A expectativa é que esse aumento fique em pelo menos 40%.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) acredita que a privatização deverá aumentar as tarifas de fornecimento de água e esgoto sem que haja melhora visível no serviço. Segundo ele, em Roraima, o serviço de distribuição de energia ficou mais caro depois da privatização, mas segue com má qualidade.




Município

Guamaré - Uma realidade que parece não existir

Por:Blog do Locutor Leão - 28/06/2020 12:07:05


Foto: Facebook

A VERDADEIRA REALIDADE QUE A MÍDIA NÃO MOSTRA

A falta de um lugar digno para a população que mora nas comunidades é uma dura realidade na cidade de Guamaré.
Diversas famílias convivem com o descaso e se sentem abandonadas pelo poder público. Um exemplo, é a comunidade de Lagoa Seca.

Mais uma história da série de reportagens "A verdadeira realidade que a mídia não mostra".

O nosso repórter Cidadão Marcelo Pereira, afirma que as últimas gestões da prefeitura de Guamaré foram e estão sendo omissas em relação ao tema: Moradia Digna.
"A gente precisa construir respostas para diferentes públicos, porque tem uma população muito sofrida, sem nenhuma assistência ou alternativa", falou.

A importância do direito à uma habitação digna é reconhecida pela comunidade internacional. É um direito que está intimamente relacionado com inúmeros outros, tendo inclusive a Organização Mundial de Saúde tratado a habitação como o fator ambiental de maior impacto no que diz respeito à doenças e ao aumento das taxas de mortalidade e morbidade.

“Ele não fez nada para os pobres, não iniciou nenhum projeto para as nossas comunidades, apenas faz muita propaganda... o povo de fora pensa mil maravilhas da cidade de Guamaré, é claro, ele paga os blogs pra dizer que por aqui as coisas andam muito bem, quando na realidade, vai tudo muito mal... e, no meio de tantas promessas que não saíram do papel e de comerciais marqueteiros, nenhuma delas considerou a população de baixa renda e sem moradia digna”, desabafou Francisca Maria.

Infelizmente falta tudo para este povo tão sofrido: Falta moradia digna, falta água, falta políticas públicas, falta respeito e principalmente, falta compromisso com o povo.
É inadmissível uma das cidades mais ricas do nosso país ter boa parte da sua população vivendo na linha da pobreza e na miserabilidade.

BLOG DO LOCUTOR LEÃO




Notícias

Bombeiros resgatam pai e filho que se afogavam em praia de Natal

Por:G1 RN - 27/06/2020 11:56:53


Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento resgataram no início da tarde desta sexta-feira (26) pai e filho que se afogavam em um trecho da Praia do Forte, zona Leste de Natal. A corporação foi acionada por banhistas que estavam na orla e perceberam a necessidade de socorro dos dois.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pai e filho ficaram flutuando em alto mar por cerca de 30 minutos.

Segundo contou o pai aos bombeiros, eles foram surpreendidos por uma onda forte, que os levou para uma área mais funda. Ele disse que o filho ficou apreensivo, chegou a abraçá-lo para não se afogar, mas se acalmou após algum tempo. O pai relatou que, ao perceberem a força da água, decidiram ficar em alto mar e esperar socorro ao invés de nadar contra a correnteza.

Os bombeiros fizeram o resgate com uma embarcação, que chegou ao ponto em que as duas vítimas estavam através do Iate Clube do Natal. Eles precisaram de cerca de 15 minutos para fazer o resgate completo de pai de filho.

Após serem resgatados, os dois, que se mostraram cansados, foram atendidos e liberados pelos bombeiros. "Chegamos lá bem rápido e nos deparamos com pai e filho. Nossos dois guarda-vidas pularam as pedras, entraram na água e fizeram o resgate. Estão todos bem e sãos e salvos", disse o sargento Petrônio, do Corpo de Bombeiros.

G1 RN



links

 

 


® 1998 - Tribuna de Guamaré

home