home

site de notícias & mídia

Guamaré Rn, 26/01/2021 14:46:15

Busca na Tribuna

 


Saúde

O 3º lote de vacinas com 14.600 doses da CoronaVac serão distribuídas ainda hoje aos municípios

Por:Tribuna de Guamaré - 25/01/2021 14:14:35


💉 O 3º lote de vacinas já chegou! Essas 14.600 doses da CoronaVac serão distribuídas ainda hoje aos municípios. Seguimos firmes, com foco em salvar vidas. 🙏🏽

💉 Essa quantidade de doses ainda está muito distante de ser suficiente para a população do Rio Grande do Norte, mas cada lote que chega, simboliza milhares de vidas que seguem sendo salvas.

Seguimos incansáveis na busca por mais vacinas.

Disse a governadora Fátima Bezerra nas redes sociais.

Fotos: Elisa Elsie




Internacional

Governo Trump não tinha plano de distribuição de vacina contra Covid, diz chefe de gabinete de Biden

Por:WEB - 25/01/2021 01:05:24


Ron Klain, chefe de gabinete do presidente Joe Biden, em foto de arquivo de março de 2020 - Nicholas Kamm/AFP

Washington - Enquanto a Covid-19 se alastrava pelos EUA nos últimos meses, não havia plano de distribuição da vacina organizado pela administração de Donald Trump, afirmou neste domingo (24) o chefe de gabinete do presidente Joe Biden, Ron Klain.

“O processo para distribuir a vacina, em especial fora de lares de idosos e hospitais de comunidades, não existia de fato quando chegamos à Casa Branca”, disse Klain no programa “Meet the Press”, da NBC.
Biden, que tomou posse como presidente dos Estados Unidos na quarta (20), prometeu uma força-tarefa contra a pandemia que matou 400 mil pessoas no país sob a administração republicana.

Assim que assumiu o cargo, Biden assinou uma série de decretos, incluindo alguns que tratam da distribuição da vacina. O plano de Biden prevê parcerias com autoridades estaduais e locais para estabelecer pontos de vacinação em centros de conferência, estádios e ginásios.

A nova administração também vai disponibilizar milhares de equipes clínicas de agências federais, de equipes médicas militares e de redes farmacêuticas para aumentar a vacinação, além de incluir professores no grupo elegível para receber a vacina.

O programa executado por Trump não alcançou a meta de vacinar 20 milhões de pessoas até o fim de 2020.

“Nós vimos essa situação em todo o país, onde milhares de doses foram distribuídas, mas apenas cerca de metade foi aplicada”, disse Klain.
“O processo de fazer a vacina chegar até os braços dos paciente, esta é a parte complicada do processo. É onde estamos atrasados. É onde estamos focados na administração Biden”, completou.




Jornais do Brasil

Reprovação de Bolsonaro aumenta e jornais pedem impeachment para evitar mais mortes

Por:Carta Campinas - 24/01/2021 22:38:52


Ao mesmo tempo em que grandes jornais pedem abertamente o impeachment de Bolsonaro, uma pesquisa do Instituto Ideia divulgada nesta sexta-feira (22) pela revista Exame mostra que Bolsonaro está derretendo na opinião pública e sua ação na pandemia parece ser decisiva. Em apenas uma semana, o percentual das pessoas que reprovam a atuação de Bolsonaro saltou de 37% para 45%. Quanto ao governo, o cenário é igualmente devastador: o percentual dos que avaliam a gestão bolsonarista como ruim ou péssima subiu de 34% para 45%.

O levantamento foi realizado por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 18 e 21 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos

A aprovação à performance de Bolsonaro caiu de 37% para 26%, a maior queda semanal desde o início de seu governo. Agora, está no mesmo nível de junho de 2020, um dos momentos mais críticos da pandemia. Os que consideram seu governo bom ou ótimo despencou de 38% para 27%, também em uma semana.

A pesquisa também perguntou se a crise de saúde pública em Manaus poderia influenciar a avaliação do governo. Para 60% dos entrevistados, o quadro atual na capital amazonense deve impactar o modo como analisam o trabalho do presidente. Para outros 22%, não deve fazer diferença.

Em editorial, o Estadão cravou: “O País não pode ficar refém de alguém que despreza a vida da população”. A Folha também já pede o impeachment. (Com informações do 247)




Utilidade pública

Cuidado! Para quem gosta de empurrar o rosto da amiga ou até mesmo da criança no bolo

Por:Anônimo - 24/01/2021 22:22:54


UTILIDADE PÚBLICA

Para quem gosta de empurrar o rosto da amiga ou até mesmo da criança no bolo... cuidado... quando o bolo é muito alto as vezes (depende da pessoa que faça ) são usados palitos tipo espetinho para manter tudo no lugar... muito cuidado !!!!

*Web Facebook




Cidades

Maricá-RJ tem ônibus com tarifa zero em todos os bairros

Por:Tribuna de Guamaré - 24/01/2021 22:04:17


Foto: Fernando Silva/Prefeitura de Maricá

Com o fim do contrato de concessão da Viação Nossa Senhora do Amparo na linha que operava de Itaipuaçu a Ponta Negra, a Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá vai assumir a rota com os "Vermelinhos", os ônibus de tarifa zero que operam na cidade. Com isso, os Vermelinhos passam a atender todos os bairros da cidade.

“A concessão da empresa encerrou-se em outubro. Foi feito um termo aditivo até abril, que era o prazo que a EPT tinha para fechar o processo licitatório. A licitação com dois itens, o 3º e 4º distritos também já foi realizada e ganharam duas empresas”, explica o presidente da EPT, Celso Haddad, informando que no modelo adotado, a EPT gerencia o serviço de transporte gratuito, prestado por empresas contratadas. “A empresa Fiel fará o 3º distrito, em Inoã, e a Nossa Senhora do Amparo será a prestadora de serviço no 4º distrito, em Itaipuaçu. Ambas serão gerenciadas por nós”, completa.

Segundo a prefeitura, o processo encontra-se na fase de homologação, para posterior assinatura do contrato. “Existe uma previsão de que comecemos a operar nesses distritos no fim de fevereiro, início de março. A perspectiva é a de que o número de deslocamentos de pessoas passe dos atuais 21 mil por dia para mais de 50 mil por dia, cobrindo todo o município”, completa Haddad.

Os Vermelinhos de Maricá são referência nacional e internacional no campo do direito à mobilidade. Implantado em 2013, o programa Tarifa Zero de Maricá registra 21 mil deslocamentos de pessoas por dia em 19 linhas, em um serviço por mais de 20 horas diárias de segunda a domingo. A EPT conta com uma frota que inclui 52 ônibus e um caminhão reboque.




Vacina

O segundo lote de vacinas contra a Covid-19 chega ao RN, são 31.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Por:Tribuna de Guamaré - 24/01/2021 17:36:56


Desta vez, são 31.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Como a 2ª dose da AstraZeneca só é aplicada após 12 semanas, o Ministério da Saúde e a FioCruz garantiram que há tempo hábil para enviar um novo malote, o estado vai aplicar agora todas as doses desse carregamento.

A distribuição aos municípios será feita a partir desta segunda-feira e se dará da mesma maneira que ocorreu com a Coronavac. Toda a logística está pronta, com transporte através de viaturas dos Bombeiros, com escolta da PM-RN e apoio da PRF.

O governo do RN segue na luta cotidiana por mais vacinas e por dias melhores para o estado.




Saúde

Crise do oxigênio hospitalar: Petrobrás poderia ajudar, mas não se mexe

Por:Sindipetro - 23/01/2021 19:52:31


Empresa possui uma unidade hibernada que pode operar produção de insumo hospitalar, mas sua direção não move uma palha

Recentemente surgiu um informe que foi reproduzido no site da AEPET de que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR), também conhecida como Araucária Nitrogenados S.A.(ANSA), teria em sua planta hibernada atualmente para venda, a capacidade de produzir oxigênio hospitalar, item importante que está em falta nos hospitais da região norte do Brasil, por conta da falta de previsibilidade e incompetência dos governos federal e do estado do Amazonas.

Esta informação coloca em cheque o papel que a direção da Petrobrás força a empresa a exercer em um momento tão grave quanto este da pandemia em que a gestão bolsonarista da União, estados e municípios revela sua incapacidade de gerir insumos mínimos como o oxigênio hospitalar. A companhia é proprietária de uma unidade industriai que pode perfeitamente operar o processo de produção de forma emergencial para suprir a demanda da área de saúde.

Ou seja, pelo menos uma das unidades da empresa teria a capacidade de suprir milhares de cilindros de oxigênio e assim evitar o caos humanitário que se apresenta em Manaus.

Segundo a matéria, a ANSA realiza a separação de ar, que é um dos processos que ocorre para a produção da amônia, matéria-prima utilizada na fabricação da ureia, que era o principal insumo produzido na fábrica de fertilizantes. Só essa unidade do Paraná teria capacidade de produzir 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora. Atualmente, o consumo diário de oxigênio no Amazonas é de 76 mil m³.

Será que Roberto Castello Branco, presidente da Petrobrás, teme que os papéis da empresa sofram alguma desvalorização na bolsa, afetando seus amigos especuladores, caso resolvesse reativar essa unidade para abastecer a população brasileira com oxigênio, além da produção de fertilizantes tão necessária ao país?

Que estude com seriedade a reativação a unidade e faça alguma coisa, contribuindo para um verdadeiro esforço de guerra, em vez de de aumentar sistematicamente as tarifas de combustíveis como fez recentemente com a gasolina que teve reajuste de cerca de 8%. No entanto, após um longo período de hibernação com equipamentos se deteriorando e toda mão de obra demitida, talvez não houvesse como reativar a produção em tempo hábil, confirmando-se que além do coronavírus, a incompetência do governo e da direção da Petrobrás também vitimam muitas pessoas.

Postado por André Lobão




Política

Golpe de Dilma foi planejado no apartamento de Maia, conta Cunha em livro-bomba

Por:WEB - D. C. do Mundo - 22/01/2021 22:33:24


Na antevéspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 2015, uma reunião secreta na sala do apartamento do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), no 9º andar de um prédio de luxo de frente para a praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, definiu os rumos da história recente do país.

Na manhã daquele sábado ensolarado, quatro políticos — além do anfitrião Maia, o então poderosíssimo presidente da Câmara, Eduar­do Cunha (PMDB-RJ), Carlos Sampaio, à época líder do PSDB na Casa, e o também tucano Bruno Araújo, o atual presidente nacional da legenda — acertaram como encaminhariam os procedimentos que resultaram, dez meses depois, no impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Os detalhes da trama desenhada pelo quarteto, em meio a goles de café e água, estão no livro-bomba Tchau Querida, o Diário do Impeachment, de 740 páginas, escrito por Cunha, hoje um político em desgraça, cassado, condenado a catorze anos e seis meses de cadeia e cumprindo prisão domiciliar.

VEJA teve acesso a trechos do livro do ex-deputado, que acaba de fechar contrato de publicação com a editora Matrix, com lançamento previsto para abril.

(…)




Vacina

RN deve receber doses da vacina de Oxford até domingo

Por:Web - Facebook - 22/01/2021 20:55:20


Em entrevista exclusiva ao Blog do BG, nesta sexta-feira (22), O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que cerca de 31 mil doses da vacina de Oxford devem chegar ao Rio Grande do Norte até o domingo (24) à noite.

Os imunizantes embarcam em voo da Azul, parceira do Ministério, até a Fiocruz e lá são preparados os lotes para cada estado.

Como a FioCruz recomenda a aplicação em dose única da vacina, serão 31 mil pessoas imunizadas no RN. A dose única do imunizante já garante 73% de eficácia, segundo o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Os grupos prioritários deverão receber as primeiras doses, profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos em casas de repouso.




Sociedade

O que parece ser o status da sociedade atual

Por: - 22/01/2021 18:31:30


O que parece ser o status da sociedade atual. Um retrato de uma triste realidade.



links

 

 


® 1998 - Tribuna de Guamaré

home