Faz mais de um ano que se deu a notícia sobre a perda possível da Refinaria Clara Camarão.
No decorrer do tempo, eis o fato sendo consumado que irá refletir negativamente, não só para o município como também para toda região.
Um pouco tardias as iniciativas para, agora, darem-se as mãos e defenderem a economia da região. Não se ver e nunca se viu, vontade política na defesa de um futuro promissor para o povo que precisa de emprego em função de uma economia forte. Que seja!
Então pergunta-se: Porque não unem-se todos o prefeitos e vereadores da região e seus favoritos deputados e senadores e buscam soluções? Pode até acontecer, mas é improvável pois não há interesse político, se houvesse teria feito muito antes.
Verdade, a tendência é piorar, pois enquanto a Petrobras transforma a RPCC em um ativo, desvalorizando-a para entregar a preço de banana para a iniciativa privada, nossos gestores locais se preocupam com causas pessoais.
Há uma disputa pelo poder local, que fragilizam ações em defesa do futuro de Guamaré. Consequentemente, a tendência é assistirmos, também por aqui, o que vem acontecendo em todo o Brasil.
A salvação para a região, seria o retorno de um governo federal progressista que através de plebiscito revogatório, desfaça tudo que está sendo feito.
Mas não é o sentimento dos políticos da terra, pelo menos ninguém ainda tem lado em suas manifestações.
Tá na hora, o povo precisa saber quem é quem em Guamaré. |