home

   

google.com facebook.com/tribunadeguamare instagram.com/
trbn.png (7323 bytes)
Busca

 

SAÚDE

Vacina contra o HIV chega na fase final de testes pela 1º vez em mais de 10 anos

     
  
 

Por :Tribuna de Guamaré

02/01/2021 18:31:08

O imunizante, que está sendo desenvolvido pela farmacêutica Janssen, precisa da eficácia comprovada contra a transmissão do vírus causador da AIDS para ser aprovado pelas agências de controle

A fase final medirá a eficácia da vacina (Foto: Freepick)

A tecnologia usada na vacina do HIV é semelhante à que a farmacêutica está utilizando para desenvolver a dose contra a Covid-19: ambas usam o vírus modificado para transportar o material genético da doença até as células humanas, que a partir daí devem desenvolver anticorpos contra a doença.

“Na verdade, são duas vacinas, uma codificada com três proteínas e outra com quatro, que por ter esta mistura se chamam mosaico”, explica o pesquisador da Janssen, Antonio Fernández, em entrevista ao El País. A fase 3 de testes devem durar entre 24 a 36 meses.

A demora para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o HIV está relacionada à enorme variabilidade do vírus, explica o médico da Fundação de Luta Contra a AIDS, José Moltó, para o El País. “Ao ser pressionado [pelas células do sistema imunológico], ele muda de aparência externa e escapa”, explica.

Assim, o imunizante produzido pela Janssen busca abranger todas as variações das proteínas, dificultando essa “fuga” do vírus em relação aos anticorpos.


O conteúdo foi útil pra você?

 

-

Informações e Política - Fatos, imagens e editoriais sobre o que acontece em Guamaré e no Brasil.
Obs. Textos e editoriais aqui apresentados, são de responsabilidade dos seus autores, os quais assinam com o nome e o e-mail para contato.

® 1998 - Tribuna de Guamaré

início